Pare de Atirar Para Todos os Lados!
Vivenciamos um momento de grande recessão que levou a uma redução no número de vagas de trabalho formal e que consequentemente aumentou o número de profissionais em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho!
Dentro desta lógica o profissional que está em busca de novas oportunidades precisa tomar alguns cuidados para se destacar e ser escolhido para um cargo no meio de tantas pessoas talentosas e qualificadas.
Existem várias estratégias para isto, mas não existe uma estratégia pronta para buscar emprego. As estratégias precisam ser montadas, os profissionais precisam utilizar todas as ferramentas que estão ao seu alcance, analisando quais podem trazer mais retorno para sua área e para o tipo de emprego que procura.
Contudo, acredito que algumas dicas gerais podem fazer a diferença neste processo, confira:
· Como primeira medida os profissionais precisam manter o currículo atualizado, especialmente o on-line cadastrado em sites de vagas, sem esqeuecer do seu perfil de Linkedin, este inclusive é de extrema importância, e aprender a usar esta rede relacionamento profissional é fundamental para manter e desenvolver a empregabilidade.
· O profissional precisa aprender a buscar oportunidades que realmente tenham relação com sua formação, experiência e objetivos profissionais. Um dos maiores erros cometidos é querer atirar para todos os lados com certeza esta estratégia além de gerar muita expectativa inevitavelmente leva a um sentimento de frustração e desgaste tendo em vista que o retorno é muito baixo. Ao encaminhar o currículo para uma oportunidade, o profissional precisa saber e entender se tem aderência a vaga (mesmo tendo necessidade de recolocação rápida), pois quem envia o currículo para qualquer vaga (sem fazer este filtro ou ter este entendimento) tem pouca chance de ser chamado, já que existem outras pessoas com o perfil mais adequado também se candidatando a vaga.
· Aproveite os sites e aplicativos para fazer uma boa descrição de suas habilidades e resultados profissionais,geralmente quando o cadastro é on line o profissional tem mais espaço para expressar sua experiência e trajetória podendo deixar o currículo um pouco mais extenso, contudo é sempre indicado que ao candidatar-se para uma oportunidade o profissional remodele o seu currículo com informações relevantes para a oportunidade em questão. A ideia de um modelo único de currículo não é a mais indicada.
· Pesquisar quais são as empresas e oportunidades que são de seu interesse e manter o foco na construção de bons relacionamentos profissionais fundamentados na troca de conhecimentos e experiências.
· Outro ponto importantíssimo é a atualização do currículo, isto porque a data de atualização do currículo é um dos filtros utilizados pelos recrutadores e headhuters para formar o ranking de candidatos.
· O autoconhecimento é a chave para o sucesso! Você já deve ter ouvido isto centenas de vezes não é mesmo!? Pois é, mas é a verdade! Sabe porquê? Porque o autoconhecimento permitirá ao profissional investir energia e tempo nas oportunidades e contatos que de fato farão a diferença no seu processo de recolocação ou transição de carreira (ajuda a determinar o foco de suas ações) e principalmente porque ao investir em autoconhecimento o profissional se apropria de sua trajetória profissional, gera clareza sobre o que quer para sua vida, sobre seus pontos de atenção e melhorias, sobre o que tem para oferecer para a empresa e com isto consegue deixar claro quais são os seus diferencias passando uma impressão positiva a cada contato realizado.
· Ainda sobre a importância do autoconhecimento, é a partir do conhecimento dos seus talentos e habilidades, que o profissional pode identificar que tipo de trabalho gosta e que tipo de cultura tem a ver com seu jeito de ser com isto fazer as escolhas mais assertivas para sua carreira.
· Aproveitar o momento em que está em busca de novas oportunidades para investir em atualização também é um diferencial. Usar o tempo a seu favor!!! Aproveitar a internet para fazer cursos gratuitos e dar um upgrade no seu conhecimento com ferramentas gratuitas, aumentando a relevância no seu currículo. Além de conhecimentos técnicos é importante que o profissional se atualize frente ao uso da tecnologia, não somente para seu processo de recolocação, mas também para entender como as áreas estão mudando rapidamente por conta da tecnologia, da internet e do uso do celular, e consequentemente entender como isso muda a interação entre empresa e cliente e entre cliente e produto. "Quem não acompanha pode ficar defasado".
· Acionar sua rede de contatos e falar com os amigos, ativar seu networking (que por sinal não deve ser desativado!!!). Mas para que este networking seja efetivo, o ideal é que seja alimentado constantemente e não somente no momento em que o profissional precisar de ajuda. Você precisa estar disponível para ajudar, contribuir e colaborar a todo momento, não somente quando precisar de ajuda ou favor. Tenha certeza de que, da mesma forma quando você precisar com certeza terá a contrapartida.
· Outra questão que parece óbvia mas ainda desconsiderada e que faz muita diferença no processo de recolocação é a preparação para a entrevista. Este ponto vai além de aspectos que envolvam dominar sua trajetória, saber seus objetivos, valores, pontos fortes, pontos a desenvolver e resultados.... implica em pesquisar sobre a empresa, pesquisar detalhes sobre a oportunidade, pois somente desta forma o profissional conseguirá orientar o seu currículo (formatação exclusiva para a vaga) e orientar seu discurso na entrevista selecionando as informações que são relevantes para a oportunidade a qual se candidata. Sem esta pesquisa, sem este conhecimento prévio com certeza as chances diminuem.
Estas são algumas dicas para ajudar a manter o foco, destacar o seu Currículo e ter Sucesso na Entrevista!
· Sucesso para Você!!!!