Publicada em 20/07/2016
Olá, Hoje quero compartilhar contigo, algo que tem me feito refletir muito, pois tenho me deparado com vários profissionais, que buscam encontrar sentido para suas batalhas e estão ávidos em preencher uma carência de realizações na sua vida pessoal, nos seus relacionamentos, na sua família, ou mesmo no seu trabalho.
De maneira geral as pessoas me procuram porque precisam de um emprego ou querem continuar seu desenvolvimento de carreira. Nem sempre as ofertas do mercado, as perspectivas e oportunidades das empresas coincidem com as expectativas profissionais, contudo eu procuro orientá-las a conseguir ou manter um grande emprego agora e aproveitar para construir uma grande carreira para sempre.
Mas, levanto uma reflexão: o que exatamente significa uma grande carreira? Ganhar muito dinheiro? Assumir uma posição de liderança, ficar famoso? E quanto a você? Você espera ter uma grande carreira? Você descreveria sua carreira atual como Grande? Medíocre? Boa? Como você vai saber?
Sei que são perguntas difíceis, mas gostaria de esclarecer que todos podemos ter uma grande carreira. Não importa qual seja sua área de trabalho, o segredo está em como você define uma grande carreira.
Stephen Covey no livro Grande Trabalho, Grande Carreira, esclarece que “uma pessoa com uma grande carreira faz uma contribuição nítida e gera em outros um forte sentimento de lealdade e confiança”. Justo então pensar e acreditar que qualquer profissional, a despeito de título, profissão ou posição pode fazer esta contribuição e construir uma grande carreira confere!?.
Perfeito, visto que você vai gastar muito de sua vida e energia em sua carreira então porque não visualizar e planejar você mesmo sua grande carreira!
Comece avaliando se os seus paradigmas ainda são os da Era Industrial (onde você se vê como uma ferramenta usada por outros) ou se você já está se percebendo como um provedor de soluções que traz consigo um conjunto de ferramentas para solucionar problemas e contribuir significativamente no ambiente em que vive (Paradigma da Era do Conhecimento).
Veja exemplos:
Paradigma Era Industrial
“Eu sou meu Cargo”
“Eu dou uma contribuição significativa”
“Eu procuro emprego”
Paradigma da Era do Conhecimento:
“Eu sou Solucionador de Problemas”
“Sou parte de uma engrenagem”
“Sou um um ser humano com talento, paixão e consciência”.
Ter esta percepção da diferença e tentar identificar qual é o seu paradigma é o primeiro passo para a mudança. Mudança? Preciso mudar meu paradigma!?
Sim, se você deseja ser feliz e construir uma grande carreira é preciso ter a disposição para fazer esta transição mental e afastar-se do paradigma da era industrial, pois hoje mais do que funcionários eficientes, que realizam adequadamente suas tarefas, cumprem regras e se esforçam para atingir suas metas, as empresas buscam profissionais que realizam mais do que é esperado dele, que buscam suas realizações e que vão além de suas obrigações e responsabilidades. Você só conseguirá ser este profissional se descobrir o que você quer, o que você tem a oferecer!
Ao fazer esta transição, você automaticamente assumirá uma postura ativa que assume a responsabilidade sobre seu futuro. Esta mudança obrigará você a pensar nos seus talentos e descobrir suas paixões.
Lembre-se, se você quer uma grande carreira, você tem que ir atrás da sua paixão, dos seus sonhos, da maior fascinação da sua vida. Isto levará você na direção de uma vida com propósito e felicidade e na construção de uma GRANDE CARREIRA.
Grande Abraço!
Marcia Mattiollo – Coach de Carreira
http://www.marciamattiollocoach.com.br/
https://www.facebook.com/marciamattiollocoachdecarreira/
Outras dicas desta categoria