Salvo com sucesso!

Você já Pagou por Ele? O Preço da Indecisão?! Eu já...

Publicada em 31/10/2017


Responde ai para mim: Quanto você acredita que já perdeu ou deixou de ganhar por não saber se decidir? Ou por não saber tomar a decisão correta?

Pensou?! Se sim, acredito que tenha passado um filme em sua mente e você deve ter percebido que o preço de não decidir ou da indecisão é um dos preçoS mais caros que alguém pode pagar. Não é verdade?

Porém, fica tranquilo! Com certeza TODOS já passamos por situações de dúvidas e perdemos algumas oportunidades.

Por vezes o problema maior não é decidir, mas o que decidir!

Eu recentemente passei por uma situação onde precisei tomar uma decisão que particularmente não era a que eu queria, mas a circunstância, o momento de vida atual, os projetos definidos me fizeram mudar o rumo. E é importante manter atenção pois por vezes a CIRCUNSTÂNCIA nos mostra que o que queremos nem sempre é aquilo que precisamos!!! Geralmente estas decisões não são fáceis e geram sentimentos de dor e desprazer. Para mim estas são as mais difíceis... Decidir abrir mão de algo que você acredita que deseja e quer... mas necessariamente não precisa naquele momento.

Dos maiores aprendizados que a Vida nos ensina é de que precisamos decidir sempre! Algumas vezes decidir ouvindo a voz da razão e outras a força do coração, sem a certeza de que as decisões tomadas foram acertadas! Mas PRECISAM ser tomadas para dar direcionamento as nossas vidas. Por vezes só o tempo nos revelará o quanto assertivos fomos neste processo, confere?

O próprio tempo já me deu algumas respostas, outras eu ainda aguardo. Algumas eu já paguei o preço pela indecisão e por decisões erradas: perdi tempo, perdi dinheiro, perdi oportunidades, perdi boas conexões, perdi...mas...embora tenha perdido muitas vezes, entendo que também ganhei (ganhei experiência, novos aprendizados, tive a oportunidade de aprender com o erros) e, aprendi que amadurecer não é somente tomar decisões sempre corretas; amadurecer é saber lidar com as decisões tomadas.

Decidir é escolher.... e é no momento da decisão que o meu e o seu destino é traçado não é mesmo?! E por isto, é necessário ser cauteloso, separar prioridades, necessidades e complexidade, pois as decisões que tomamos hoje irão alterar o rumo da nossa vida.  O que cursar na faculdade, o trabalho a escolher (ou largar), o relacionamento que decidir terminar (ou não)… cada uma dessas decisões vai te levar numa direção bem diferente.

E, se decidir é uma constante em nossas vidas, eu gostaria de compartilhar algumas dicas que tive a oportunidade de aprender nos meus estudos e que procuro aplicar com meus Coachees e Mentorados nos processos que conduzo: São dicas simples mas que podem ajudar em algum momento de decisão na sua vida!

Primeira Dica: Acione o método “Ou”

Exemplos:

• “Devo pedir demissão ou continuar no meu emprego?”

• “Devo contratar esse candidato ou este candidato?”

• “Devo terminar com o meu namorado, ou permaneço neste relacionamento?

• “Devo me mudar para Austin ou para Chicago?”

Sempre que a palavra “ou” existir na sua tomada de decisão, pare imediatamente e considere se você realmente tem que escolher uma coisa ou outra. Considere isso como um exercício que irá forçá-lo a pensar mais profundamente sobre alternativas não exploradas, pois as vezes fechamos os olhos para alternativas que podem acabar sendo bem melhores. Pergunte-se ainda: O que você faria se não pudesse escolher nenhuma das duas opções? (ou seja, se tanto a opção A quanto a B não estivessem mais disponíveis). Exemplo: Se você está na duvida entre permanecer num emprego onde se sente estagnado e insatisfeito, ou se deve largar este emprego e ir procurar trabalho em outra empresa. Você pode ir além, pode perguntar-se ainda: “O que você faria se nenhuma dessas duas opções estivessem disponíveis?” Com certeza novas opções e novas respostas surgirão para você! Às vezes a melhor opção é a terceira – aquela que até então você não enxergava. Outra pergunta importante a ser feita: E se você pudesse escolher as duas opções? Descobrir se faz sentido considerar as duas opções, também é uma opção. Exemplo: Decidir entre continuar em seus empregos ou pedir demissão e correr atrás de construir um negócio próprio. Você já pensou nas duas possibilidades? Isso não apenas elimina o risco de se tomar uma decisão tão grande, como também proporciona a opção de fazer vários testes para ver se suas ideias são viáveis. DICA: quando você acionar o método “ou”, não se esqueça de considerar também de se fazer as duas perguntas acima ok.

Segunda Dica: Parta em pedaços, por vezes grandes decisões nos paralisam e geralmente isto acontece pela falta de informação suficiente para analisar todas as opções e neste caso a melhor saída é partir em pedaços menores. Procure partir suas grandes decisões em tamanhos mais fáceis de se digerir, e verá que existem várias outras decisões menores que precisam ser tomadas antes que você consiga realmente se decidir na questão maior.

Terceira Dica: Use o método 10-10-10 – este método foi criado pela autora Suzy Welch, envolve fazer três perguntas sobre a decisão a ser tomada:

• Quais serão as consequências da minha decisão daqui a 10 minutos?

• Daqui a 10 meses?

• Daqui a 10 anos?

Pense, reflita as consequências geram reflexões e novos aprendizados e farão você considerar hipóteses e situações antes não consideras ok.

Então, por mais difícil que te parece decidir.... Você precisa DECIDIR/ESCOLHER, para que um novo mundo se abra a sua volta, novas coisas, novas pessoas, novos sentimentos, novos objetivos apareçam. Ao decidir, seu mundo se transforma e você passa a ver muitas coisas com outros olhos, percebe que tudo estava ali esperando por você, esperando pelo momento em que você decidisse andar pra frente, se desprender daquilo que o impedia de evoluir, de subir, de sorrir.

Talvez hoje seja o seu dia de tomar decisões que há muito tempo vem se arrastando. Talvez os talvezes estejam saturados e precisam não mais de indecisões, mas, de decisões precisas.

SUCESSO NAS SUAS DECISÕES!

Abraços Márcia Mattiollo - Coach e Mentora de Carreira

© 2014 - Direitos Reservados - Superato Desenvolvimento Humano Ltda. © 2014 - Direitos Reservados
Superato Desenvolvimento Humano Ltda.