Salvo com sucesso!

Perguntas Reveladoras Realizadas nas Entrevistas de Emprego!

Publicada em 31/10/2017


Vencida a etapa do currículo, chega então o momento em que a entrevista fará a diferença! Perguntas diversas serão lançadas para você, por vezes podem parecer estranhas ou sem sentido, mas esteja certo todas tem um grande propósito na hora de avaliar o candidato.

O que os executivos ou recrutadores buscam é entender a mentalidade de cada um, descobrir como cada um pensa e age no seu dia-a-dia para assim avaliar o grau de aderência ao cargo, equipe e empresa a qual está concorrendo a uma vaga.

Veja algumas dicas de perguntas para que você possa ir refletindo sobre qual seria sua resposta em cada uma das situações:

Por que está aqui hoje? Pense em uma resposta simples: falar dos benefícios do trabalho considerando a empresa e focando no que você trará para empresa se for aceito.

Qual é seu maior sonho? Como você está planejando sua vida? O que tem programado? Quais suas ambições e aspirações? Se não costuma pensar nisto.... vai a dica ok.

Como você avalia a forma com que foi tratado até o momento nas empresas anteriores? Como é sua percepção sobre os fatos, o que aprende de cada situação e quais tem sido os seus modelos? É isto que descobriremos através de suas respostas.

Conte-me sobre quando você falhou. Aqui a ideia é saber não apenas sobre a humildade e resiliência de um candidato, mas sobre como ele ou ela superam obstáculos e se aprimoram no processo.

O teste do vinho. Não sei se você já passou por esta situação, mas pode acontecer de ao invés de sentar em uma entrevista formal, você ser convidado para jantar com outros executivos sêniores, onde lhe será entregue a carta de vinhos. O que acontece e como a pessoa se explica – se pede ajuda, se escolhe o mais caro, se convence o grupo que domina o tema – fazem parte do teste, assim como o tratamento do garçom.

Faça o que fala. Nesta situação, ao invés de fazer perguntas específicas, o recrutador pode deixar as paixões do candidato guiarem a conversa revelando suas paixões e caberá ao profissional conduzir a conversa de maneira revele o quanto é capaz de construir suas próprias habilidades, o quanto tem paixão por algo e o quanto isto está alinhado com o propósito e objetivo da empresa a qual está concorrendo a oportunidade.

 Dica importante: Tenha cartões de visita pessoais e troque-os com o entrevistador.

Estude e treine sua trajetória profissional, pois você precisa conhecer o seu produto. Além disto tenha claro o que deseja para sua vida e sua carreira e tenha a resposta do porque está se candidatando aquela oportunidade. Pense como você pode contribuir para a empresa, porque você é o melhor profissional para eles e acima de tudo tenha certeza de que a oportunidade vai te proporcionar o que desejas, de que a empresa, os desafios fazem parte de seus planos e de sua estratégia de sucesso e realização pessoal e profissional. Lembre-s: bons profissionais não são apenas os escolhidos e sim aqueles que também podem e sabem escolher.

Sucesso!

Márcia Mattiollo

https://www.facebook.com/marciamattiollocoachdecarreira/

© 2014 - Direitos Reservados - Superato Desenvolvimento Humano Ltda. © 2014 - Direitos Reservados
Superato Desenvolvimento Humano Ltda.